Desce a casa do oleiro

11/07/2011 13:25

 

DESCE A CASA DO OLEIRO

Jeremias 18.1-6

 

INTRODUÇÃO

A palavra do Senhor veio a Jeremias dizendo - Levanta-te, e desce à casa do oleiro, e lá te farei ouvir as minhas palavras.

Jeremias desce a casa do oleiro e observa a necessidade de arrependimento e a restauração de Israel. Naquela época o povo Estava conformado com o pecado e perdera a visão de Deus. O propósito de Deus é a restauração espiritual e cumprir o seu propósito na vida daqueles que são chamados para fazer a sua obra. (Gl 6:1)

 

 NA CASA DO OLEIRO

Deus dá orientações a Jeremias mostrando o seu poder para restaurar a Israel. Ele exortou Jeremias a descer a casa do oleiro,

para ouvir o que o Senhor queria dizer. “ Levanta-te, e desce à casa do oleiro, e lá te farei ouvir as minhas palavras.” (Jr 2:1).

Jeremias observou o que a experiência vivida poderia dar-lhe aplicação no seu entendimento. Deus mostra ao Profeta como ele Pode fazer como o oleiro, agir de acordo com a sua vontade. Ele observou como o vaso foi quebrado no processo de confecção, porém, Deus utilizou o mesmo material para refazê-lo. Deus queria mostrar para Jeremias como iria fazer com Israel na sua restauração.

 

O profeta JEREMIAS é chamado por Deus para descer a casa do oleiro para ver como este molda o barro informe e faz dele um vaso belo, útil e precioso. Esse importante relato nos ensina Grandiosas lições espirituais.

 

Tendo descido a casa do oleiro fica claro para Jeremias, qual a função do oleiro, das rodas, e do barro.

O profeta Jeremias, observava as habilidades das mãos do oleiro amassando o barro, percebeu a revelação de Deus, para o homem, e diante dos olhos do profeta um vaso requintado começava a tomar forma.

Então subitamente para surpresa de Jeremias, o vaso se quebrou na mão do oleiro.

Qual a reação do oleiro, será que uma onda de profunda tristeza tomou conta do oleiro? Ficou abalado desmotivado, com raiva, quis parar jogar o barro fora, pegar outro barro, deixar de lado aquele que quebrou? NÃO! O oleiro tinha consciência que poderia acontecer, isso, mas o vazo quebrou nas hábeis mãos do oleiro. Ele quebrou o vaso desfigurado em uma massa, disforme e começou novamente amassar o barro, e fazer outro vaso da mesma massa. 

 

Descendo na presença de Deus em humildade – somos barros, e Deus o oleiro –pois todo o que se exalta será humilhado e o que se humilha será exaltado (Lc.14-11) 1 Pe 5.6 – “Humilhai-vos debaixo da potente mão de Deus para que a seu tempo vos exalte”.
• Fp 2.3 – “Nada façais por partidarismo ou vanglória, mas por humildade considerando cada um os outros superiores a si mesmo”• 1Tm 1.15 - Paulo se considera o principal de todos os pecadores

Deus é o oleiro Israel é o barro, e evidentemente as rodas representam as circunstancias da vida. O tempo todo deus tinha um propósito para Israel,  Deus tem realizado seu propósito para a nação, mas algo acontece para quebrar os planos de Deus. A impureza da nação entristece a Deus. A coisa não pode continuar assim. O juízo é inevitável, não há outro jeito senão quebrar e refinar, a forma de vida da nação e fazer outro vaso.

O processo é doloroso, mais Deus tem o controle, a reação do barro, nos ensina sobre a liberdade do homem, mais o oleiro tem habilidades, para refinar modelar tal como foi planejado.

O oleiro dá forma ao vaso O barro é totalmente passivo nas mãos do oleiro. Ele recebe a forma que o oleiro quer. O oleiro é soberano em fazer do barro o que lhe apraz. Foi Deus quem nos criou e nos deu forma. Ele é quem nos molda segundo o seu querer e para os propósitos soberanos da sua vontade. O barro não pode rebelar-se contra o oleiro nem fazer sua própria Vontade. Cabe-lhe sujeitar-se humildemente ao propósito do oleiro.

 

 

Descendo na presença de Deus em oração – buscando a face do Senhor –

 

Refazendo o vaso na casa do Oleiro - Uma lição importante que podemos tirar deste exemplo foi o de destruir o vaso velho e refazer do mesmo material outro vaso novo. Deus pode falar a uma nação para que se arrependa ( como foi o caso de Nínive, e era o caso de Israel no livro de Jeremias) e voltar atrás do julgamento que iria aplicar se tal nação voltar atrás

em seus pecados. Da mesma forma, se o povo não se arrependesse, traria sobre si o mal estipulado pelo Senhor. A sentença após o exemplo do oleiro foi: “ Falai agora aos homens de Judá e aos moradores de Jerusalém dizendo :

Assim diz o Senhor: Eis que estou forjando o mal contra vós, e projeto um plano contra vós; convertei-vos, pois,

agora, cada um do seu mal caminho, e melhorai os vossos caminhos e as vossas ações”, (Jr 19:11). Deus requer que todos aqueles que não se arrependerem de seus erros, cheguem ao arrependimento. (II Cr 7:14-15) E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face, e se desviar dos seus maus caminhos, então eu ouvirei do céu, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra.

 

E se o meu povo, que se chama pelo meu nome – que povo é esse? Sou eu e você, é a igreja do Senhor, somos nós, Deus procura verdadeiros adoradores, servos, homens e mulheres que tenham compromisso com a verdade. Vasos, que Ele possa usar. Deus nos exorta a amar a humilhar, a descer na presença dele, a ter intimidade com ele, a andar em seus caminhos, fazendo a sua vontade. Então eu ouvirei do Céu, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra. Deus aqui nos faz uma magnífica promessa, perdoar, sarar, e ouvir as nossas petições.

lCr16-11 Buscai ao Senhor e a sua força; buscai a sua face continuamente.

O oleiro dá beleza ao vaso Nós somos feitura de Deus. Somos o seu poema mais belo, a menina dos seus olhos, a sua herança e a sua delícia. Deus não apenas nos criou, mas também está nos modelando e nos transformando na imagem de Cristo. Deus está trabalhando em nós e nos refinando até que a beleza de Cristo seja vista em nós. Nós somos o santuário da habitação de Deus. A glória de Deus está neste santuário

A glória do vaso não está em seu material. Ele é de barro, mas o que tem dentro deste vaso é que lhe dá beleza e valor. O apóstolo Paulo escreve: “Temos, porém, este tesouro em vasos de barro, para que a excelência do poder seja de Deus e não de nós” (2Co 4.7).

 

Andando na presença de Deus – (anda na minha presença e ser perfeito.Gn.17-1)

 

 “ Não poderei eu fazer de vós como fez este oleiro..?” O Senhor é o Oleiro divino e pode fazer o mesmo tipo de coisa que o oleiro fazia em seu trabalho. Judá era o barro. O Oleiro tem que ser reconhecido pelo vaso. (Is 64:8).Mas agora, ó Senhor, tu és nosso Pai; nós somos o barro, e tu o nosso oleiro; e todos nós obra das tuas mãos.

Esse texto nos mostra o exercício da soberania divina perfeitamente conciliável com o livre-arbítrio humano.

O oleiro dá utilidade ao vaso Normalmente, Ele é moldado para ser

usado com um propósito. Nós somos salvos para sermos vasos de honra. Um vaso para ser útil precisa estar limpo e sem rachaduras. Um vaso é

usado para ornamentar e para transportar algum conteúdo. Como vasos de honra, refletimos a glória do nosso Deus e transportamos um senso real da

sua presença. Assim como cada vaso é uma obra de arte singular, somos também obras primas do criador. Não há ser humano que não seja útil e que

não tenha o seu papel dentro do propósito divino.Não há ser humano que não seja único, dotado de linhas, cores e formas, totalmente distintas de

qualquer outro. Deus não faz vasos em série. Cada vaso é singular.

 

 

 

Conclusão

O oleiro faz de novo o vaso estragadoO oleiro não jogou fora o vaso que se lhe estragou na mão. Ele fez dele outro vaso, um vaso novo conforme sua vontade. Deus amassa e pressiona, estica e comprime o barro O trabalho do oleiro é reiniciado hábil e pacientemente. Deus não joga fora o vaso que foi danificado. “Não poderei eu fazer de vós como fez este oleiro, ó casa de Israel?” (Jr 18.6). Deus não desiste de nós. Ele nos dá uma segunda chance e nos oferece a oportunidade de recomeçar uma nova caminhada. Esse processo não é indolor, mas seu resultado é glorioso. Deus Quebra o vaso e faz dele um vaso novo. Deus amolece o barro, amassa-o, molda-o e depois o leva ao fogo. Então, depois desse processo, renasce um vaso belo, útil e precioso, um vaso de honra!

 

“Quando um vaso de barro era moldado na roda do oleiro freqüentemente surgia defeitos. O oleiro tinha poder de decidir, se o barro continuaria com as suas imperfeições ou seria remodelado,semelhantemente Deus tem o poder para moldar seu povo. Para fazer com que esteja em conformidade com os seus propósitos,quando nos rendemos aos pés do Senhor ele nos molda e nos faz vasos valiosos.”