A visão transformadora de Isaias.

12/07/2011 11:26

 

A VISAO TRANSFORMADORA DE ISAIAS (Isaias 6. 1-8)

 

A Bíblia nos fala de muitos encontros, porem nenhum encontro é mais impactante e revolucionário do que o encontro do Homem com Deus. É impossível sair deste encontro, sem marcas profundas em todas as áreas de sua vida. Não foi diferente com Isaias.

Esse não é o inicio da obra de Isaias como profeta. Em  Is.1-1 ele declara que profetizou durante o reinado de Uzias. Esta visão transformadora veio a ele como algo que aprofundou a sua vida, espiritual. Foi uma experiência purificadora, centrada em torno de uma crise de confissão e consagração. Encontramos neste capitulo um bom exemplo dos  quatro estágios da adoração criativa. 1-Visão, 2-auto-avaliação, 3-encontro divino – humano, 4-comissão e compromisso. Quando analisamos aqui a Formação de um profeta, então tornam evidentes, uma crise social, uma visão celestial, uma confissão humilde, uma limpeza pessoal, e um compromisso irrevogável. A visão ocorreu no ano em morreu o rei uzias.

O rei Uzias estava sentenciado a morte em decorrência da lepra, que veio como julgamento divino,por ter profanado a santidade do templo (2 cr.26.16-21). A morte do rei Uzias veio como uma decepção para o jovem profeta em relação as suas esperanças para nação e acabou se tornando uma crise no seu ministério. E mesmo assim acima do naufrágio das suas esperanças terrenas, rompe em sua alma a visão de Deus, e do mundo invisível, onde ele poderia agora esperar a realização dos seus sonhos terrenos despedaçados. Isaias esta no templo quando tem uma grande visão de Deus,que confirmou a sua chamada profética.  Isaias declara: eu vi ao Senhor, o verdadeiro Rei Eterno, o único que é imortal, assentado sobre um alto e sublime trono, e o seu séquito enchia o templo , Isaias participava como profeta da corte oficial nas cerimônias do templo. Estando parado com os sacerdotes entre a entrada do templo  e o altar, ele olhava fixamente através das portas abertas do santuário, enquanto a fumaça do incenso do altar, elevava-se diante do véu do templo. Ele contemplou a gloria da SOBERANIA do Senhor, ele vislumbrou o TRONO e AQUELE que nele se assenta.

Todos os grandes momentos de quebrantamento e certezas apaixonada, devoção profunda e compromisso com a santidade que já aconteceram na historia da Fe em qualquer período, foram sempre porque o povo de Deus vislumbrou o trono, e temeu e tremeu diante d’Ele.  Serafins estavam por cima dele cada um tinha seis asas, com duas cobriam os seus rostos, com duas cobriam os seus pés e com duas voavam, e clamavam uns aos outros dizendo: SANTO, SANTO, SANTO É O SENHOR DOS EXERCITOS. toda a terra esta cheia da sua gloria. Alem dos seus rostos e pés reverentemente cobertos. As asas e vozes dos serafins estavam em perfeita prontidão para cumprir a sua missão e cantar em um antifônico coro, sua tríplice expressão de santidade, ao senhor dos exércitos, os portais do templo vibravam enquanto o cântico de santidade ressoava e o templo enchia com a fumaça da shekinah celestial.eles declaram que Deus é santo por três vezes, temos uma grande revelação do caráter de Deus, a sua santidade. Veja a expressão:  toda terra esta cheia da sua gloria. Isaias pode perceber uma pequena demonstração desta gloria  da shekinah celestial, da refulgente “magnitude” manifestação divina, ali dentro templo. Quando Isaias viu a santidade de Deus, ele pode ver que precisava também santificar-se para ser usado em seu ministério profético.

Deus manifestou sua  gloria a servos especiais:  ex: 3.1-5 e apascentava Moises o rebanho de Jetro seu sogro, sacerdote em mídia, e levou o rebanho atrás do deserto, e chegou ao monte de Deus, a horebe, apareceu - le o anjo do Senhor em uma chama de fogo do meio de uma sarça, e olhou, e eis que a sarça ardia no fogo e a sarça não se consumia. Moises disse agora me virarei para La e verei esta grande visão, porque a sarça não se queima. E vendo o Senhor que se virava para ver bradou Deus a ele do meio da sarça e disse: Moises, Moises ; respondeu ele, Eis me aqui, e disse não te cheques para Ca, tira as sandálias dos pés porque o lugar em que tu estas é terra santa.

Ezequiel 43-2 E eis que a gloria do Deus de Israel vinha do caminho do oriente, e a sua voz era como a voz de muitas águas, e a terra resplandeceu por causa da sua gloria.

Em Ap: 1.10-17 João afirma: Eu fui arrebatado no espírito no dia do Senhor, e ouvi detrás dde mim uma grande voz como de trombeta, que dizia: Eu sou o ALFA e O OMEGA, o primeiro e o derradeiro, e o que vês escreve – o num livro, e envia as sete igrejas que estão na Ásia: a Efeso, e a Esmirna, e a Pergamo e a Tiatira, e a Sardes, e a Filadelfia, e a Laudiceia. E virei – me para ver quem falava comigo, e virando – me vi sete castiçais de ouro. E no meio dos sete castiçais de ouro, um semelhante ao filho do homem, vestido ate ao pés de uma roupa comprida, e cingido pelos peito com um cinto de ouro,e a sua cabeça e cabelos eram brancos como a La branca, como a neve, e os seus olhos como chamas de fogo, e os seus pés semelhante a latão reluzente, como se estivesse sido refinado numa fornalha, e a sua voz como a voz de muitas águas, e Ele tinha na sua destra sete estrelas, e da sua boca saia uma aguda espada de dois fios, e o seu rosto era como o sol, quando na sua força resplandecente, e eu quando vi cai aos seus pés como morto, e Ele pôs sobre mim a sua destra, dizendo-me não temas, eu sou o primeiro e o ultimo.

Então disse eu ai de mim que vou perecendo, porque sou um homem de lábios impuros e habito no meio de um povo de impuros lábios. E os meus olhos viram o Rei o Senhor dos exércitos. Somente os santos vêem a Deus e vivem (Ex.33-2) A vileza do eu, a sua miserabilidade a visão da deficiência humana, o seu pecado aflora, sua vida fica nua perante os olhos de Deus. Qualquer Homem na presença do Eterno, esta profundamente consciente da sua insignificância, um homem de lábios impuros não pode dizer sinceramente: santo, santo, santo, visto que os lábios expressam o que esta na alma. Isaias percebe a sociedade em que vive, um povo de impuros lábios. Mas os olhos que viram o rei, o Senhor dos exércitos, devem clamar por purificação:

Isaias contemplou a gloria do amor de Deus e experimentou a graça do seu perdão,

Porem um dos serafins voou para mim trazendo na Mao uma brasa viva tirada do altar, com uma tenaz, e com a brasa tocou a minha boca e disse, eis que isto tocou os teus lábios, e a tua iniqüidade foi tirado e purificado o teu pecado. Pelo fogo do amor divino toda impureza pecaminosa foi queimada da boca e do coração do profeta.

O chamado para o serviço _ depois disso ouvi a voz do senhor que dizia: a quem enviarei e quem há de ir por nos? Então disse eu, eis me aqui, envia-me a mim.

Quando somos escolhidos e separados e chamados para o serviço do altíssimo, passamos por varias fases, primeiro precisamos esta com o senhor, contemplar a sua santidade reconhecer que somos pecadores, e precisamos ser santos assim como o senhor, é santo, Deus chama e espera que prontamente nos colocamos a sua disposição, Ele pergunta aqui a quem enviarei, e quem há de ir por nos?

 Deus quer te usar, porem é preciso que você tenha um encontro purificador, que você contemple a santidade e a gloria de Deus e sua majestade.

A quem enviarei e quem há de ir por nos?

Deus conta com você _ será que você pode responder como o jovem Isaias, EIS ME AQUI ENVIA-ME A MIM!